Assoalhos de Madeira

Gostou? compartilhe!

Os assoalhos de madeira também são conhecidos como piso de madeira, entretanto, recebe outras variações, como tábua corrida. Eles são pedaços de madeira que se assemelham às réguas, nos mais diversos tamanhos, modelos e espessuras.

A dica na hora de escolher o material é avaliar não somente o valor do produto, mas o acabamento e combinação com o restante da decoração, ou seja, o ambiente e móveis que farão parte dos assoalhos de madeira. Uma dica é usar madeiras de cores claras quando quiser deixar o ambiente mais informal, e as cores de tons mais escuros para lugares mais sérios e formais. Ou então apostar em tons mais escuros para ambientes em que a claridade atrapalharia, uma sala para assistir filmes serve de exemplo.

Pesquisas americanas mostram que casas revestidas com assoalhos de madeira são mais valorizadas que as demais, isso porque apresentam luxo e elegância ao ambiente. Entretanto, por mais que seja um material muito elegante de se aplicar em casas, há alguns cuidados a serem tomados para que o assoalho permaneça com uma boa aparência.

Confira algumas dicas para preservação dos assoalhos de madeira:

  • ​Usar produtos de limpeza comuns provavelmente irá causar danos permanentes. Então aposte em usar apenas produtos fabricados especificamente para limpeza de madeira.
  • Usar água para esfregar o chão também vai causar danos permanentes, então aposte em usar um pano úmido para limpar qualquer líquido que tenha caído sobre o piso, mas nunca jogue água diretamente.
  • Aposte em aspirar o piso de madeira, ao invés de varrer, pois permite que a sujeira e o pó sejam sugados das frestas entre as placas. Use um acessório de aspirador com um bocal de cerdas.
  • Use cortinas ou persianas para proteger seus pisos da descoloração causada pela luz solar, isso permitirá uma maior durabilidade do seu piso.
  • Mantenha os saltos dos sapatos em bom estado e evite o uso de sapatos de salto agulha, ou apenas lembre-se de sempre tirá-los na entrada da casa. Aposte em deixar chinelos ou então pantufas na porta de entrada, pois assim,você poderá entrar em casa, sem ter que se privar de usar salto ou então danificar seu piso.
  • Se possuir animais de estimação, deixe as unhas deles aparadas.
  • Coloque tapetes de algodão nas áreas de alto tráfego e nos locais onde acontecem frequentes acidentes com bebidas e comidas. Mova os tapetes regularmente, para que essas áreas do piso permaneçam da mesma cor que a área exposta à luz.